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Como estão os Resultados da sua empresa?

Confira abaixo maiores informações. Voltar

1

de Agosto de 2016

Como estão os Resultados da sua empresa?

Quer saber se sua empresa gera bons resultados?  Pergunte para seus colaboradores. Mas saiba perguntar.

Toda empresa se preocupa com o faturamento, níveis de estoque, produção, produtividade, grau de eficiência, posicionamento de mercado, lucratividade, saúde financeira, retorno de investimentos, capital imobilizado, tendências de mercado, inovações, etc... Ao mesmo tempo em que todas, pelo menos nos discursos, dizem que o principal capital da empresa é o capital humano, a idéia de aplicar a palavra 'capital' a seres humanos, no sentido de transformar pessoas em capital para as empresas, fere frontalmente o pensamento humanista; entretando, ideologias a parte, as empresas pregam que seus colaboradores são as peças fundamentais e que são eles que fazem toda a diferença.

 

Toda empresa que investe em Gestão de Pessoas sabe como é importante conhecer o clima organizacional, pois é através dele que é avaliada a satisfação do cliente interno e são identificadas as falhas que podem comprometer a saúde corporativa.

 

Dentre as ferramentas mais usadas para saber como está o sentimento dos colaboradores em relação à empresa, encontra-se a pesquisa de clima organizacional. Há organizações que ainda estão buscando adequar esse recurso às suas necessidades, mas existem outras que já têm experiência e difundiram essa ferramenta à cultura corporativa, instituindo a  Pesquisa de Motivação.

Pesquisas de Motivação estabelecem algumas premissas, tais como:

  • Estabelecer qual a opinião, e a satisfação dos colaboradores, sobre a empresa e especificamente suas funções, sobre questões de relevancia;
  • Comparar as respostas e opiniões dos colaboradores com os resultados de pesquisas de anos anteriores;
  • Identificar as áreas prioritárias de interesse ou preocupação de cada individuo e gerar explicações e recomendações paras as áreas com oportunidades de melhoria significativa.

 

A base dos objetivos destas pesquisas está relacionada à motivação das pessoas e deseja ter uma medição bastante precisa sobre esses objetivos.

 

Porem para se chegar ao ponto de aplicar uma pesquisa, é primordial que as lideranças estejam abertas para receber os resultados. Em outras palavras, de nada adianta, medir os níveis de satisfação sem que as lideranças estejam dispostas a aplicar mudanças e buscar melhorias, ainda que estas mudanças estejam na contramão das estratégias atuais da empresa.

 

Toda mudança precisa ser estruturada e requer a adesão de 100% do “capital humano”.

 

Um ponto que deve ser observado é a confiabilidade da pesquisa, bem como que a mesma seja confidencial. Os funcionários precisam estar seguros de que suas respostas não lhes trarão nenhum tipo de transtorno. Pelo contrario, devem estar seguros que suas opiniões trarão benefícios para a empresa como um todo. Isto eleva a motivação dos funcionários para responder as pesquisas com maior eficácia, o que melhora progressivamente os resultados das mesmas.

É de se esperar que nas primeiras pesquisas haja uma participação tímida e de resultados aquém dos esperados. Isto é normal, uma vez que se trata de uma mudança cultural. Mas tenha paciência. Estude e acate as opiniões por menores que sejam. Dê credibilidade ao trabalho. Com o tempo, e gradativamente a participação se tornará mais efetiva.

 

Existem empresas no mercado com larga experiência neste trabalho e que oferecem todas as ferramentas necessárias ao pessoal de RH, responsáveis por todo o processo.

 

Em resumo, saber se os colaboradores trabalham motivados é essencial em toda a organização. Empresas com 50% dos colaboradores motivados, treinados e preparados, terá no máximo 50% de eficiência, ou menos. Empresa que busca 100% de eficiência deve estar com 100% dos seus colaboradores muito bem preparados, treinados e motivados. Isto é, devem ter bons motivos para executar suas tarefas, suas funções. Caso seus principais motivos de agir e pensar estejam fora da empresa, será isso que farão a maior parte do tempo em horário de expediente, pensar em tudo que está fora da empresa. Isto faz com que baixe a produtividade, ocasionando retrabalho e queda na qualidade.

 

Ter na organização colaboradores Motivados, esta diretamente ligado a Resultado.

Qual o nível destes resultados?

Pergunte a seus colaboradores.